Procon de Itabuna será modernizado em parceria com o Governo Federal
A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Itabuna conseguiu nesse início de gestão uma parceria com o Governo Federal para reforma, modernização e integração ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec Nacional do Ministério da Justiça. Por isso, a equipe do órgão da Procuradoria Geral do Município que atende a população de Itabuna e do Sul da Bahia passará por treinamento em Salvador, onde receberá suporte. A modernização trará novos equipamentos, melhorias na infraestrutura e reforma do local para atendimento ao público de acordo o advogado Marcos Bastos, coordenador do Procon de Itabuna. Segundo ele, o órgão tem conseguido inúmeras vitórias nos procedimentos instaurados desde o início do ano, a exemplo da instalação de sistemas elevatórios para acesso de deficientes físicos aos andares superiores das duas agências de banco privado que opera na cidade.
Outro destaque é o projeto Linha Direta entre o Procon e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba. “Nossa expectativa é que a maioria dos problemas com a concessionária de energia elétrica seja resolvida no momento em que o cliente chegue à agência para reclamar. Isso economiza tempo para as partes envolvidas” afirmou Marcos Bastos. Entre janeiro e fevereiro mais de 180 casos foram atendidos pela equipe do Procon. Desses casos 34% são contra prestadoras de serviços públicos, 22% contra lojas de móveis e eletrodomésticos, 15% contra bancos e financeiras e 11% contra o comércio em geral. O atendimento começa com a triagem dos documentos, apresentação da queixa e análise do problema. Sendo possível, os advogados tentam resolver a questão com telefonema à empresa ou sua Ouvidoria. Caso contrário se inicia a reclamação judicial, com audiência em até 30 dias. Cerca de 80% dos casos são solucionados já na conciliação. Neste mês, por exemplo, somente 28 do total de 180 reclamações de consumidores foram convertidos em processo judicial. O coordenador explica que o trabalho do Procon também é preventivo, fiscalizando e informando a população sobre seus direitos e orientando para que ligue para as ouvidorias, serviços de atendimento ao consumidor e agências reguladoras de serviços, pois muitos dos casos são resolvidos apenas com a reclamação.
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