Com o objetivo de promover um uso mais consciente da água e
garantir maior precisão na medição do consumo, a Empresa Municipal de
Águas e Saneamento (EMASA), a partir de maio, iniciará a instalação de
400 novos hidrômetros por mês em Itabuna. A ação faz parte de um esforço
contínuo para modernizar o sistema de abastecimento e oferecer mais
transparência ao consumidor.
De acordo com o gerente comercial da EMASA, Anderson Alves, os novos
equipamentos permitirão aos usuários acompanhar mais de perto o volume
de água consumido em seus imóveis. “O hidrômetro é uma ferramenta
importante, tanto para identificar variações incomuns no consumo quanto
para auxiliar no controle das despesas com a conta de água”, destacou o
gerente.
Além dos hidrômetros convencionais, a EMASA também dará início a
testes com uma nova tecnologia. “Estamos estudando a instalação, de
forma piloto, de um grupo de micromedidores do tipo ultrassônico.
Medidores de vazão ultrassônicos utilizam ondas sonoras no fluido, cuja
velocidade é influenciada pela velocidade do próprio fluido. Na prática,
são aparelhos de maior eficiência. Iremos, inicialmente, para avaliação
técnica, implantar 10 equipamentos em consumidores comerciais,
residenciais e públicos. Estes aparelhos terão, além da eficiência de
funcionamento, uma leitura telemétrica. Dessa forma, poderemos controlar
à distância o consumo registrado, bem como as condições de
funcionamento e possíveis violações. A empresa está em fase de aquisição
dos equipamentos e espera que, em maio, já possa instalá-los, em modo
piloto”, explicou Anderson.
O acompanhamento da leitura regular do hidrômetro é recomendado pela
EMASA como forma de acompanhar o consumo e identificar eventuais
anormalidades, como descargas defeituosas ou vazamentos ocultos. Um
simples teste pode ser feito em casa: com todos os registros fechados,
observe se o hidrômetro continua se movimentando. Caso sim, é sinal de
que há vazamento e um profissional deve ser acionado.
Para o presidente da EMASA, Ivan Maia, o equipamento é um verdadeiro
aliado do consumidor. “Instalar novos hidrômetros é investir em
eficiência, responsabilidade e economia. Quando o usuário consegue
monitorar seu consumo, ele passa a ter mais controle sobre o que gasta e
pode, inclusive, adotar medidas para evitar desperdícios”, afirmou.
Caso o valor da fatura aumente sem justificativa aparente, o
consumidor pode solicitar uma análise gratuita do consumo por meio dos
canais de atendimento da empresa: 0800 073 1195, WhatsApp (73)
98848-0808 ou ainda pelo aplicativo de celular disponível para iOS e
Android.
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