FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

www.radioitabunense.com.br

Programa Comando em Conexão

Programa Comando em Conexão
Apresentação: Marcos Soares

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/
Ouça através do site Radiosnet

Postagem em destaque

Confira os resultados das loterias desta quarta-feira | RBN

06 agosto 2025

Motta e Alcolumbre encerram sessões do Congresso e convocam líderes

 


Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), encerraram as sessões do parlamento desta terça-feira, 5, e anunciaram a convocação de reuniões de líderes das duas casas para discutir a decisão da oposição bolsonarista de obstruir as pautas do Congresso Nacional. A oposição diz que vai se manifestar até que sejam pautados o projeto de anistia aos condenados do 8 de Janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de não estar em Brasília, Motta informou que acompanha todas as movimentações desde o início do dia e que determinou o fim da sessão desta terça. Ele também disse que já convocou uma reunião de líderes para a quarta-feira, 6.

“Acompanho a situação em Brasília desde as primeiras horas do dia de hoje, inclusive o que vem acontecendo agora à tarde no plenário da Câmara. Determinei o encerramento da sessão do dia de hoje e, amanhã, chamarei reunião de líderes para tratar da pauta, que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional. O Parlamento deve ser a ponte para o entendimento”, escreveu o presidente da Câmara na rede social X.

Já Alcolumbre falou da necessidade de haver um diálogo com civilidade. “Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, escreveu em uma nota à imprensa divulgada nesta terça.

No Congresso, bolsonaristas protestaram em defesa de suas pautas prioritárias, colocando faixas na boca e nos olhos, simbolizando que vão obstruir todas as votações até que tenham suas prioridades pautadas. O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante, chegou a afirmar a bancada está em guerra com o governo e em defesa de uma pauta de pacificação do país, que para ele passa necessariamente pela anistia e pelo impeachment de Moraes.


O protesto bolsonarista teve bate-boca e ameaça de briga (clique aqui para ver vídeo do momento).

Também nesta terça, o primeiro vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL), declarou que vai pautar o projeto de anistia geral e irrestrita assim que Hugo Motta se ausentar do Brasil e ele assumir a presidência.

A intensificação das medidas bolsonaristas em prol de suas pautas ocorrem após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter tido a prisão domiciliar determinada por Moraes, na noite da segunda-feira, 4. A medida foi um endurecimento das medidas cautelares aplicadas no mês passado, que vieram na esteira da investigação do STF contra Bolsonaro por suposta intenção de fugir do Brasil em meio a seu julgamento por tentativa de golpe de estado.

A ideia do STF de que Bolsonaro poderia tentar deixar o país surgiu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicar medidas contra o país em uma tentativa de influenciar o julgamento e defender o ex-presidente.

Nenhum comentário: