Um possível caso de gripe aviária está sendo analisado no município de Ilhéus, no sul da Bahia. A suspeita surgiu após a coleta de amostras de uma ave silvestre encontrada na região. O material foi enviado para análise, mas até o momento o resultado ainda não foi concluído.
Segundo informações do Portal PS Notícias, o caso em Ilhéus ocorre em meio à preocupação nacional com o avanço da Influenza Aviária, que já teve 12 confirmações em diferentes estados do país. A doença é altamente contagiosa entre aves e pode, em situações raras, afetar mamíferos e até seres humanos, especialmente quando há contato com aves contaminadas ou ambientes infectados.
De acordo com o Ministério da Saúde, a circulação do vírus entre aves impõe um risco esporádico de transmissão para humanos. Por isso, o controle da gripe aviária em animais é considerado fundamental para proteger tanto a saúde pública quanto o meio ambiente.
Além da Bahia, também estão em investigação casos suspeitos nos estados do Ceará, Tocantins, Pará e Espírito Santo. As autoridades de saúde destacam a importância da atuação conjunta entre vigilâncias animal e humana para conter a disseminação da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário