
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, João Carlos Oliveira, publicou a Portaria 5/2025, que autoriza, em caráter emergencial e temporário, a remoção e o manejo das baronesas acumuladas no leito do Rio Cachoeira, no trecho onde vem sendo construída a nova ponte entre o centro e o bairro Conceição.
A medida pe importante para preservar a contrução das sapatas e pilares, que estão em fase adiantada. "É preciso prevenir danos estruturais, sanitários e ambientais, e a integridade da obra", diz a prefeitura em nota. A portaria também leva em conta uma sentença judicial em um processo de 2022.
A Justiça determinou ao município que retire e faça o "manejo ambientalmente adequado" das baronesas, que devem ser levadas apra o aterro sanitário. O trabalho será feito por equipes da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, sob a supervisão técnica da Seagrima.
A portaria estabelece que o uso de equipamentos mecânicos deve ocorrer de forma controlada, com a adoção de medidas que minimizem o impacto sobre o leito e as margens do rio. A autorização tem validade de 60 dias, podendo ser prorrogada por motivos técnicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário