TESTE


FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

RÁDIO ITABUNENSE

RÁDIO ITABUNENSE
24 HORAS ONLINE COM VC

Programa Comando em Conexão

Programa Comando em Conexão
Apresentação: Marcos Soares

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/
Ouça através do site Radiosnet

Postagem em destaque

Datas Comemorativas - O que se comemora no dia 21 de fevereiro?

  Está se perguntando, afinal, 21 de fevereiro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Carnaval, Dia da Conquista do Monte Castelo (1945), D...

22 fevereiro 2026

Chuva forte causa estragos no Rio e na Baixada; Defesa Civil alerta nove municípios


 Uma forte chuva atingiu o Rio de Janeiro neste sábado (21), com impactos na capital, na Região Serrana e, principalmente, na Baixada Fluminense. Na cidade do Rio, o temporal provocou alagamentos em pontos das zonas Norte, Oeste e no Centro, e o município foi colocado em Estágio 2. Na Baixada, os estragos foram mais graves, com registros de inundações severas em vários municípios.

A Defesa Civil enviou alerta de inundação, chuvas intensas e deslizamento, por meio do sistema Cellbroadcast, para os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Angra dos Reis, Petrópolis e Niterói, orientando a população a adotar medidas preventivas e buscar abrigo seguro

O prefeito Eduardo Paes disse, através das redes sociais, que já foi registrado grande volume de chuva na capital. “Temos muita chuva em várias áreas da cidade. Aguardem a chuva diminuir para se deslocar. Atenção as informações do @OperacoesRio!”, escreveu.

Temos muita chuva em várias áreas da cidade. Aguardem a chuva diminuir para se deslocar. Atenção as informações do @OperacoesRio !

— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 21, 2026

Segundo o Centro de Operações Rio, até às 19h bolsões d’água se formaram em locais como a Estrada do Rio Jequiá, a Estrada da Bica e a Rua Formosa do Zumbi, na Ilha do Governador; a Rua Aroeiras, no Parque Anchieta; a Estrada Marechal Alencastro, em Deodoro; a Estrada Intendente Magalhães, em Madureira; a Rua Conde de Bonfim e a Rua Haddock Lobo, na Tijuca; a Rua José Vicente, no Grajaú; e a Rua Teófilo Otoni, no Centro. Houve também registro de queda de árvore.

Baixada Fluminense concentra maiores volumes de chuva

Nova Iguaçu foi um dos municípios mais afetados. O volume acumulado chegou a 89 milímetros em apenas uma hora, segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), colocando a cidade em nível 5 de alerta numa escala que vai até 6. Imagens registraram uma cascata formada na pedreira do estacionamento do Shopping Nova Iguaçu.

Nova Iguaçu / RJ.
Chuva intensa na Baixada Fluminense. pic.twitter.com/00Hx9QnV5V

— 𝗖𝗔𝗟𝗟 𝗢𝗙𝗙 𝗥𝗜𝗢 (@CALLOFFRIO) February 21, 2026

Na Avenida Abílio Augusto Távora, na altura da Universidade Iguaçu (Unig), a correnteza formou ondas e arrastou objetos pela via.

Ainda em Nova Iguaçu, água caiu do teto do Top Shopping por causa do temporal. O centro comercial informou, em nota, que uma das conexões de água pluvial se desprendeu devido ao volume de chuva, que a área foi isolada e que o funcionamento seguiu normalmente. A prefeitura da cidade instalou um gabinete de crise para coordenar as ações emergenciais.

Em Duque de Caxias, a Defesa Civil emitiu alerta de risco severo de inundação e orientou moradores a evitarem áreas próximas a rios. No distrito de Xerém, ruas e terrenos ficaram alagados e uma família precisou levantar móveis para evitar prejuízos quando a água chegou a centímetros de invadir a sala de casa.

Próximo a Unig em Nova Iguaçu pic.twitter.com/qlumxzsgCK

— Plantão Baixada RJ (@plantaobaixadaa) February 21, 2026

Em São João de Meriti, em estágio 4 de alerta, motoristas subiram carros nas calçadas para escapar das enchentes. Em Belford Roxo, foram cerca de 139 milímetros de chuva em 12 horas, com ruas inundadas e moradores ilhados. Em Mesquita, no bairro Coreia, o alagamento provocou forte correnteza.

Governo do RJ emite alerta estadual e governador monitora situação

O Governo do Rio emitiu alerta para todo o estado, apontando Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo e Petrópolis como os municípios mais impactados. Em Rio das Ostras, rajadas de vento interromperam o fornecimento de energia elétrica e de telefonia por cerca de uma hora.

O governador Cláudio Castro foi ao Quartel Central do Corpo de Bombeiros (CBMERJ) para monitorar pessoalmente a situação antes de seguir para a Marquês de Sapucaí, onde acompanha os desfiles das Campeãs. O governador também manteve contato com os prefeitos da Baixada Fluminense durante o período.

“Estamos mobilizados com a prevenção e a resposta rápida a emergências causadas pelas chuvas, e ao mesmo tempo, seguimos cuidando do planejamento estabelecido para a segurança da grande festa do Carnaval, que vai começar daqui a pouco na Sapucaí”, disse Castro.

A população foi orientada a acompanhar os alertas oficiais e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Nenhum comentário: