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11 abril 2025

AEROPORTO TERTULIANO GUEDES DE PINHO E O PREFEITO AUGUSTO CASTRO.


 No dia23 de junho de 1961, a ASSOCIACAO COMERCIAL DE ITABUNA, através do presidente da época, o saudoso empresário  JOSE ODUQUE  TEIXEIRA, endereçou  ao presidente da República, JÂNIO  DA SILVA QUADROS, um documento  em que explicita a  operacionalidade do Aeroporto  Tertuliano Guedes de Pinho, com pista de terra batida, e que era utilizado por políticos, empresários e pessoas in- fluentes  de Itabuna  e de várias cidades circunvizinhas.

Para se ter uma ideia  de como era grande o movimento  no aeroporto local, basta eu citar que entre os anos de 1955/ 60 foram embarcados  88.058 passageiros  e desembarcados  83.074, com aterrissagem  de 7.611   aviões  chegando  e 7.611 decolagens, com 1.515 cargas desembarcados  e 500.532, isto em termos de  kg, o que demonstra a importância deste aeroporto na vida da comunidade itabunense.

Desde a época da REAL AEROVIAS, NACIONAL  e, posteriormente, VARIG  E CRUZEIRO DO SUL, que saiam do Rio de Janeiro, voando sobre a costa brasileira, e suas tripulações  pernoitavam  no Hotel Odete e, no dia seguinte, voavam para Salvador  e outras cidades do Nordeste brasileiro.

Todas estas aeronaves operando em condições precárias, sendo que existia  no bairro da Mangabinha um serviço de rádio telégrafo  da  VARIG, que dava suporte  aos aviões daquela companhia área.

A cidade crescia e se desenvolvia com a produção de cacau regional, principal fonte econômica  do sul da Bahia. E o aeroporto  continuava  com a sua pista  sem ser asfaltada.

Vários anos depois , um grupo de homens tomou a frente  do TERTULIANO, destacando-se  OLIVIO DO FORUM, COMANDANTE ASSIS, EWERTON, que representam os demais  integrantes do  movimento de recuperação  do Aeroporto local. A luta não tem sido fácil. Mesmo recebendo asfalto na sua pista de  mais de  1.500 metros, o TERTULIANO GUEDES DE PINHO se constitui num entrave  no que diz respeito à mobilidade aérea  de Itabuna.⁷

Nos meus diálogos  com o saudoso empresário  JOSÉ  SOARES  PINHEIRO, ele dizia que " cidade sem aeroporto, é  meia cidade".Verdade  insofismável.

Guanambi, cidade de 80 mil habitantes, acaba de  formar um consórcio intermunicipal para a construção  de um aeroporto naquela localidade, com o apoio  do Governo do Estado, para voos  de aeronaves.de médio porte.

Na sua última fala na CAMARA DE VEREADORES DE ITABUNA,discorrendo sobre as obras que estão sendo realizadas pela administracao Augusto Castro, a Secretaria Sonia Fontes, ( Infraestrutura ) fez alusão sobre a reestruturação e funcionamento do Aeroporto  local, tão desejado  pela comunidade itabunense,  notadamente  o.munfo empresarial local.

O prefeito Augusto  Castro, que tem apoio dos governos  federal e estadual, pode, .muito bem, por um fim  definitivamente nesta novela  que se arrasta ao longo dos anos e colocar Itabuna no patamar  das grandes cidades da Bahia que teem seus aeroportos e são instrumentos  de progresso e desenvolvimento  destas respectivas cidades.

* Jornalista Cerimonialista. Membro  da Academia Grapiuna de Artes e Letras'- AGRAL- e coordenador do movimento  do " Senado" do Café  Pomar.

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