No dia23 de junho de 1961, a ASSOCIACAO COMERCIAL DE ITABUNA, através do presidente da época, o saudoso empresário JOSE ODUQUE TEIXEIRA, endereçou ao presidente da República, JÂNIO DA SILVA QUADROS, um documento em que explicita a operacionalidade do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, com pista de terra batida, e que era utilizado por políticos, empresários e pessoas in- fluentes de Itabuna e de várias cidades circunvizinhas.
Para se ter uma ideia de como era grande o movimento no aeroporto local, basta eu citar que entre os anos de 1955/ 60 foram embarcados 88.058 passageiros e desembarcados 83.074, com aterrissagem de 7.611 aviões chegando e 7.611 decolagens, com 1.515 cargas desembarcados e 500.532, isto em termos de kg, o que demonstra a importância deste aeroporto na vida da comunidade itabunense.
Desde a época da REAL AEROVIAS, NACIONAL e, posteriormente, VARIG E CRUZEIRO DO SUL, que saiam do Rio de Janeiro, voando sobre a costa brasileira, e suas tripulações pernoitavam no Hotel Odete e, no dia seguinte, voavam para Salvador e outras cidades do Nordeste brasileiro.
Todas estas aeronaves operando em condições precárias, sendo que existia no bairro da Mangabinha um serviço de rádio telégrafo da VARIG, que dava suporte aos aviões daquela companhia área.
A cidade crescia e se desenvolvia com a produção de cacau regional, principal fonte econômica do sul da Bahia. E o aeroporto continuava com a sua pista sem ser asfaltada.
Vários anos depois , um grupo de homens tomou a frente do TERTULIANO, destacando-se OLIVIO DO FORUM, COMANDANTE ASSIS, EWERTON, que representam os demais integrantes do movimento de recuperação do Aeroporto local. A luta não tem sido fácil. Mesmo recebendo asfalto na sua pista de mais de 1.500 metros, o TERTULIANO GUEDES DE PINHO se constitui num entrave no que diz respeito à mobilidade aérea de Itabuna.⁷
Nos meus diálogos com o saudoso empresário JOSÉ SOARES PINHEIRO, ele dizia que " cidade sem aeroporto, é meia cidade".Verdade insofismável.
Guanambi, cidade de 80 mil habitantes, acaba de formar um consórcio intermunicipal para a construção de um aeroporto naquela localidade, com o apoio do Governo do Estado, para voos de aeronaves.de médio porte.
Na sua última fala na CAMARA DE VEREADORES DE ITABUNA,discorrendo sobre as obras que estão sendo realizadas pela administracao Augusto Castro, a Secretaria Sonia Fontes, ( Infraestrutura ) fez alusão sobre a reestruturação e funcionamento do Aeroporto local, tão desejado pela comunidade itabunense, notadamente o.munfo empresarial local.
O prefeito Augusto Castro, que tem apoio dos governos federal e estadual, pode, .muito bem, por um fim definitivamente nesta novela que se arrasta ao longo dos anos e colocar Itabuna no patamar das grandes cidades da Bahia que teem seus aeroportos e são instrumentos de progresso e desenvolvimento destas respectivas cidades.
* Jornalista Cerimonialista. Membro da Academia Grapiuna de Artes e Letras'- AGRAL- e coordenador do movimento do " Senado" do Café Pomar.

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