FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

www.radioitabunense.com.br

Programa Comando em Conexão

Programa Comando em Conexão
Apresentação: Marcos Soares

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/
Ouça através do site Radiosnet

Postagem em destaque

HOMEM ARMADO COM FACÃO INVADE FÓRUM EM ITACARÉ

30 abril 2025

Lula nomeia novo presidente do INSS após escândalo de fraudes em aposentadorias - Negócios

 


O presidente Lula nomeou, nesta quarta-feira (30), o procurador federal Gilberto Waller Júnior como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Waller assume o comando do órgão em meio ao escândalo de fraudes em aposentadorias.

A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), e oficializada por Miriam Belchior, ministra chefe substituta da Casa Civil. 

A nomeação vem após operação deflagrada pela Polícia Federal, que revelou um esquema de cobrança de mensalidades associativas na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS.

Veja também

O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, deixou o cargo na última quarta-feira (23), após as revelações das fraudes, cujo os valores cobrados passaram dos R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, segundo a investigação.

Conheça o perfil

Gilberto Weller Júnior tem 25 anos de atuação no serviço público, e iniciou a carreira como corregedor do INSS em 1998. Tem formação como bacharel em Ciências Jurídicas e sociais com pós-graduação em combate à corrupção e lavagem de dinheiro. 

Na Controladoria Geral da União (CGU), Weller atuou como ouvidor-geral da União, entre março de 2016 a janeiro de 2019. Foi corregedor setorial tanto no Ministério da Fazenda, entre julho e agosto de 2013, no Ministério dos Transportes, entre fevereiro de 2009 a julho de 2013, e no Ministério da Integração Nacional, de fevereiro de 2006 a setembro de 2007.

O novo presidente do INSS foi um dos responsáveis pela implementação da Lei de Acesso à Informação no âmbito da administração pública federal, e antes da nomeação, atuava no cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão ligado à Advocacia Geral da União (AGU).

Nenhum comentário: