A tradicional Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Salvador, publicou nesta terça-feira (10) um comunicado sobre a não realização de batismos de bebês reborn, bonecos hiper-realistas que imitam um bebê real. A igreja fica localizada no Pelourinho e é uma das mais famosas da capital baiana.
"Os sacramentos da igreja são atos sagrados e devem ser tratados com o máximo de respeito. Por isso, não realizamos batismos nem qualquer atendimento religioso relacionado a bonecas reborn ou objetos semelhantes", publicou nas redes sociais.
Os bebês reborn existem há décadas, mas viralizaram nas redes sociais no Brasil nas últimas semanas. Os brinquedos são confeccionados por artesãs e podem custar até R$ 9,5 mil.
Diferente das bonecas normais encontradas em lojas de brinquedo, as reborn têm manchas de frio, marcas de nascença e até cabelo de verdade, colocado fio a fio.
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Salvador — Foto: Egi Santana/G1 BA
Uma das mais famosas de Salvador, a história da igreja começou há três séculos, com o surgimento da Irmandade dos Homens Pretos em 1685. A irmandade é responsável pela construção da igreja em 1704. Anos depois, em 1938, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com fachada azul, que remete ao manto da santa que deu nome da igreja, o templo tem azulejos portugueses dos séculos XVIII e XIX com narrativas da devoção de Nossa Senhora do Rosário e de São Domingos.
Conforme contam os historiadores, o objetivo da irmandade em construir um templo não era apenas ter uma igreja para que fossem feitas celebrações cristãs, mas também um local para reuniões e encontros para que eles pudessem agir socialmente.
Atualmente, o templo católico preserva a história relacionada à diáspora negra. Nas missas de terça-feira, as músicas cantadas são acompanhadas do som dos atabaques.
Confira comunicado publicado nas redes sociais:
Comunicado Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos — Foto: Redes sociais
"Os sacramentos da Igreja são atos sagrados e devem ser tratados com o máximo respeito. O batismo, em especial, é um rito solene destinado a pessoas reais, marcando o início da vida cristã.
Por isso, não realizamos batismos nem qualquer atendimento religioso relacionado a bonecas "reborn" ou objetos semelhantes. A nossa fé está centrada na vida e dignidade humanas. Agradecemos a compreensão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário