O programa Conexão Morena, da Morena FM 98, entrevistou nesta sexta o presidente do Sindilimp, José Carlos dos Anjos. Ele explicou os motivos da paralisação da coleta de lixo em Itabuna e afirmou que os 268 garis da Biosanear podem entrar em greve, caso não haja avanço na campanha salarial lançada no dia 16 de maio.
"Se não der o que a gente quer, a gente vai parar", ameaçou, acrescentando que o Ita Pedro, principal festa da cidade, pode ficar sem coleta de lixo. Segundo ele, a empresa ainda não abriu negociação. Na quarta-feira, a categoria fez uma paralisação em protesto contra a demissão de um motorista.
A demissão foi o estopim do movimento, que prejudicou toda a população, que banca os serviços com seus impostos e não tem relação com a briga interma dos garis com a Biosanear. Para pressionar a empresa, o Sindlimp tornou um inferno a vida de mais de 180 mil pessoas, incluindo crianças e idosos, expostos a lixo e mal cheiro.
O sindicato alega que os trabalhadores já acumulavam outras insatisfações. Eles cobram melhores condições de trabalho e criticam o supervisor do turno da noite, que teria provocado a demissão de oito garis sem justa causa. Questões internas que não deveriam prejudicar os moradores da cidade.
A empresa se comprometeu a mudar o supervisor de turno, corrigir falhas nos caminhões compactadores e readmitir o ex-funcionário Maurício Barbosa Santos. A primeira medida deve ser imediata. As últimas duas têm prazo de 90 dias. A entrevista também abordou a situação de outras prestadoras de serviço da Prefeitura, como a Exemplar.
Ela fornece mão de obra terceirizada para a limpeza das escolas e, estranhamente, segundo o sindicalista, mantém jornalistas na folha. O jornalista Oziel Aragão quis saber o que os colegas de imprensa fazem em uma empresa especializada em limpeza. "Só quem pode explicar isso é o prefeito", respondeu José Carlos.
A entrevista deixou claro o posicionamento político de Josẽ Carlos, que atacou Augusto Castro dizendo que ele "vai dar calote na Biosanear" e que a prefeito não paga nenhuma empresa em dia. Ainda em sua fala, José Carlos acabou confessando um crime eleitoral, ao dizer que usou o sindicato na campanha de Binho Bileco, eleito vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário