O prefeito Valderico Jr enviou à Câmara um projeto de lei que altera o código tributário de Ilhéus. A mudança mais polêmica revoga as tabelas que definem o valor do metro quadrado em cada área. Se aprovada, vai retirar do Legislativo o poder de atualizar a Planta Genérica de Valores do IPTU. Essa prerrogativa será entregue ao Executivo.
Presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, afirmou que a mudança daria um “cheque em branco” ao prefeito Valderico Junior para definir a base de cálculo e, portanto, o preço do IPTU. A proposta também recebeu críticas dos vereadores Maurício Galvão e Enilda Mendonça.
Foi um pedido de vista de Enilda que impediu a votação do projeto "escondido", sem qualquer audiência pública, no mês passado. Como a Lei Orgânica do Município exige o debate com a sociedade, a Câmara promoveu duas audiências. A última ocorreu na segunda-feira.
Nela, além do presidente da Atil, representantes da CDL e da Associação Comercial de Ilhéus pediram que o Legislativo amplie a discussão antes de votar. A resposta da Câmara a esse pedido é esperada como termômetro da relação do prefeito com sua base, pois Valderico solicitou que o projeto seja votado com “urgência urgentíssima”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário