FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Ouvir Rádio Itabunense

RÁDIO ITABUNENSE: Ouça através do site Radiosnet

RÁDIO ITABUNENSE: Ouça através do site Radiosnet
24 horas online com você!

Programa Comando em Conexão

Programa Comando em Conexão
Apresentação: Marcos Soares

Consultório Odontológico Mangabinha

Consultório Odontológico Mangabinha
@mangabinha.dentistas

Áudio Sul Web Rádio

Áudio Sul Web Rádio
Ouça através do site Radiosnet

10 julho 2025

A resposta do agronegócio brasileiro ao tarifaço de Donald Trump

 


Os deputados que compõem a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) emitiram uma nota manifestando “preocupação” com a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros arbitrada nesta quarta, 9, pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump. No manifesto (leia a íntegra ao final), os parlamentares defendem que o Brasil reaja com “diplomacia”, mas não mencionaram a possibilidade de reação com tarifas de igual peso em face dos produtos americanos.

“A FPA defende uma resposta firme e estratégica: é momento de cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil na mesa de negociações”, diz trecho da carta. Em outra, o documento fala que a reação do governo não pode “isolar o Brasil perante as negociações”. O desequilíbrio da relação comercial com os EUA pode encarecer — e muito — o preço dos alimentos da cesta básica nas gôndolas dos mercados.

Na mesma semana em que defendeu publicamente o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e deu continuidade a um processo judicial contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, Trump decidiu taxar em 50% a importação de produtos brasileiros, anunciando que a medida é uma espécie de retaliação ao Brasil. Ações similares foram tomadas nos últimos meses em face de outros países que não estão alinhados com a política dos EUA.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu na noite de quarta, afirmando que não permitirá interferência estrangeira na soberania nacional e que “qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”. O governo ainda estuda como reagir e, até o momento, não anunciou se rebaterá de igual maneira a tributação americana.

Parlamentares de direita, alinhados ao ex-presidente Bolsonaro, elogiaram a medida de Trump e chegaram a aprovar, na Comissão de Relações Exteriores, uma moção de louvor ao republicano pela taxação imposta ao Brasil.

Leia a íntegra da manifestação da FPA sobre o tarifaço de Trump

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifesta preocupação com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, comunicada por meio de carta oficial enviada ao governo brasileiro, representa um alerta ao equilíbrio das relações comerciais e políticas entre os dois países.

A nova alíquota produz reflexos diretos e atingem o agronegócio nacional, com impactos no câmbio, no consequente aumento do custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras.

Diante desse cenário, a FPA defende uma resposta firme e estratégica: é momento de cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil na mesa de negociações.

A FPA reitera a importância de fortalecer as tratativas bilaterais, sem isolar o Brasil perante as negociações. A diplomacia é o caminho mais estratégico para a retomada das tratativas.

Nenhum comentário: