A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna iniciou nesta terça a reforma e ampliação da sede da FICC na Praça Laura Conceição. A obra tem prazo de 12 meses para terminar, quando o prédio receberá o nome de Casa da Cultura. O prefeito Augusto Castro destacou sua preocupação com o valor histórico do prédio.
Eke lembrou as ações culturais desenvolvidas desde o primeiro mandato, como a criação da Escola de Talentos da FICC, que já deu oportunidades a mais de 1.300 alunos. Augusto também anunciou os estudos para a requalificação da Praça Laura Conceição, onde está o imóvel, já no início do ano que vem.
A secretária Sônia Fontes declarou sua alegria em poder começar a obra e pelo projeto manter os detalhes históricos de sua arquitetura, "com pequenas adequações e requalificações na parte interna e instalação de rampa em ferro para adequar acessibilidade do prédio no hall principal e o anexo".
O presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que com as obras 'viram' a chave. “Nosso coração sangrava ao ver esse prédio público como estava. Desde o início da gestão Augusto Castro vimos que era um espaço insalubre, com infiltrações e mofo que prejudica a saúde dos servidores”.
“Agora, vamos entregar a Casa da Cultura para a comunidade, já que ela deixará de ser apenas área administrativa da FICC para se transformar num local onde os agentes culturais terão acesso a laboratórios audiovisuais para projetos de podcast, fotografia, vídeos, etc., com a tecnologia a favor do desenvolvimento de ações e projetos culturais”.
A obra será executada pela GAN Engenharia, a um custo de R$ 1.349.475. Antes de ser sede da FICC, o prédio foi, por cerca de 50 anos, a antiga Cadeia Pública de Itabuna. No final da década de 1980 foi transformado na Associação Itabunense de Artesãos (AIART), que ocupou o local por 18 anos, época em que mudou para o calçadão Ruy Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário