https://www.aregiao.com.br/media/carrefour25.png
No ano passado o Grupo Carrefour fechou ou transformou 123 unidades do supermercado para Atacadão ou Sam's Club, num projeto de reestruturação que não incluiu a unidade de Itabuna. Em abril deste ano ela também seria fechada, mas o evento foi adiado e agora confirmado para agosto.
Os funcionáriois foram avisados do fechamento, mas não existe informação sobre a transformação em Atacadão, Sam's Clube ou a simples venda para outro grupo. O prédio e o terreno, anexo ao Shopping Jequitibá, pertence ao Carrefour e opera em horário independente das lojas. Pedimos informações ao grupo, mas ele ainda não respondeu.
Os sindicatos dos comerciários e dos trabalhadores de supermercados emitiram uma nota de "repúdio e indignação" pelo fechamento do Carrefour de Itabuna, "medida que resultará na demissão de dezenas de trabalhadores". Os sindicatos misturam o fato de o grupo ter um bom faturamento com a obrigação de manter todas as unidades.
Eles alegam que a decisão "vai na contramão dos dados do próprio setor supermercadista", com o faturamento do Grupo Carrefour Brasil liderando o ranking naciona, totalizando R$ 120,59 bilhões. Para os sindicatos, se lucra muito, a empresa é obrigada a manter abertas todas as unidades. Mas não é assim que a economia funciona.
As entidades vão acionar o Ministério Público do Trabalho para reverter a decisão, o que é irrazoável. Um empresário tem direito a colocar o dinheiro dele onde quiser, assim como desistir de negócios que não o interessam mais. A única obrigação é pagar os direitos da rescisão trabalhista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário