A Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, chama a atenção dos itabunenses para a importância da vacinação contra a Influenza, vírus altamente transmissível que tem circulado na cidade com muita evidência. De acordo com dados da Rede de Frio até o momento apenas 22,15% da população foi vacinada.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, lembra a necessidade de as pessoas despertarem para essa proteção que é disponibilizada pelo SUS de forma gratuita, “mas que infelizmente muitos não têm aproveitado”.
A coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito, afirma que a adesão tem sido baixa mesmo com a estratégia de vacinação ter sido iniciada na cidade no dia 2 de abril, e várias ações realizadas neste período.
“Quando se fala no público considerado prioritário desta estratégia de vacinação – idosos, gestantes e crianças de seis meses a seis anos -, foram imunizadas até o momento apenas 19.058 pessoas, o que representa 39,05% da população”, informa. Segundo ela, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% desses principais grupos prioritários.
E completa: “Infelizmente a adesão está baixíssima. A população ainda não acordou para o crescimento do número de casos da Influenza e para a importância da vacinação por conta da evolução clínica que acontece em muitas pessoas. A vulnerabilidade das crianças, gestantes e idosos é bem maior e as complicações também”, alerta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário