O deputado federal Otoni de Paula (MDB/RJ) criticou, em publicação nas redes sociais, a postura dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL) em meio à indefinição na direita sobre quem vai concorrer à Presidência em 2026. Na visão do parlamentar, para ser um político de direita na visão de Carlos e Eduardo Bolsonaro, “a única opção” é ser bolsonarista e, se não for, “você será um rato”. Antes fiel defensor do ex-presidente, Otoni tem buscado marcar distância do capitão, entre acenos e reprovações.
“Se você não estiver repetindo que o único candidato da direita é Bolsonaro; anistia ampla, total e irrestrita (para livrar Bolsonaro), mesmo tendo consciência que essas possibilidades serão impossíveis diante da triste realidade que passa o Brasil, você será chamado de rato. Mesmo que você seja direita, já tenha votado em Bolsonaro e votaria novamente se a disputa fosse entre ele e Lula. Você será um rato, porque para eles não importa sua história de luta contra a esquerda. Você só será direita se for bolsonarista. É sua única opção”, escreveu o deputado federal em publicação no X.
Mesmo que você seja direita, já tenha votado em Bolsonaro e votaria novamente se a disputa fosse entre ele e Lula. Você será um rato, por que para eles não importa sua história de luta contra a esquerda. Você só será direita ser for bolsonarista. É sua única opção.
— Otoni de Paula (@OtoniDepFederal) August 18, 2025
Ao projetar os próximos passos da política à direita, o parlamentar citou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), um dos apontados como possível candidato ao Planalto no ano que vem com o apoio de Jair Bolsonaro.
Continua após a publicidade
“Se continuar esse nível de ataque, a esquerda permanecerá no poder. Aliás, tenho dúvida se esse não é o plano: ‘Se a inelegibilidade é inevitável, mantenhamos Lula no poder’. Entenda: 8 anos de Tarcísio podem ser bons para o Brasil, mas pode ser ruim não só pra esquerda”, concluiu.
‘Cúmplices covardes’

A publicação de Otoni de Paula foi uma resposta a outro post, compartilhado pelo vereador do Rio, Carlos Bolsonaro. Também no X, o segundo filho de Jair Bolsonaro criticou governadores da direita que “se calam” enquanto o ex-presidente “está preso, doente e sendo lentamente assassinado a cada dia que passa”.
Continua após a publicidade
Mesmo que você seja direita, já tenha votado em Bolsonaro e votaria novamente se a disputa fosse entre ele e Lula. Você será um rato, por que para eles não importa sua história de luta contra a esquerda. Você só será direita ser for bolsonarista. É sua única opção.
— Otoni de Paula (@OtoniDepFederal) August 18, 2025
“Alegam ter feito sua parte, mas não passam de cúmplices covardes. A verdade é dura: todos vocês se comportam como ratos, sacrificam o povo pelo poder e não são em nada diferentes dos petistas que dizem combater. Limitam-se a gritar “fora PT”, mas não entregam liderança, não representam o coração do povo. Querem apenas herdar o espólio de Bolsonaro, se encostando nele de forma vergonhosa e patética”, escreveu Carlos.
Continua após a publicidade
A publicação foi compartilhada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP), hoje afastado do cargo e que tem articulado junto ao presidente Donald Trump sanções contra brasileiros.
A troca de farpas, embora restrita neste momento às redes sociais, antecipa um debate que deve pautar a direita cada vez mais nos próximos meses, até o período eleitoral no ano que vem. Apesar de já ter manifestado a intenção de concorrer mais uma vez à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) está hoje inelegível e em prisão domiciliar. Enquanto isso, políticos da direita como os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de Goiás, Ronaldo Caiado (União), do Paraná, Ratinho Jr (PSD), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas, são apontados como possíveis herdeiros do capital político do ex-presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário