O desfile de 7 de Setembro em Itabuna, neste ano, terá uma novidade, a homenagem a seus personagens. Com o tema “Itabuna, 115 anos sua glória, sua história”, extraído de um verso do Hino Oficial da cidade, de autoria de Carlos Antonio Correia de Oliveira, o evento contará com a "curadoria" das crianças.
O secretário de Educação, Rosivaldo Pinheiro, conta que “neste ano, vamos contar um pouco da nossa história, fazendo o resgate dos 115 anos e trazendo à Avenida do Cinquentenário personagens marcantes e outras ações que integram a construção da cidade. Portanto, as pessoas verão parte do cotidiano e da história de Itabuna”.
A professora Inês Sobrinho, diretora de Projetos Integrados e coordenadora do desfile, ressaltou que a homenagem é uma novidade relevante. “No contato com as escolas, instituições e clubes de serviço, sugerimos que personagens vivos fossem convidados como forma de identificação com nossa história".
"Por isso, teremos escritores, poetas, professores, jogadores de futebol, autoridades e personagens históricos. Se o homenageado for falecido, um membro da família poderá desfilar, de acordo com a temática. Será um elemento surpresa a escolha de cada escola ou instituição”, explica. Os nomes são serão conhecidos no desfile.
Nesta sexta-feira, a programação oficial do desfile foi validada pelo prefeito Augusto Castro, juntamente com Pinheiro. A Secretaria de Transportes e Trânsito será responsável pelo fechamento da Avenida do Cinquentenário e ruas próximas à Praça José Alcântara (Jardim do Ó), com o desvio do tráfego para vias alternativas.
Também haverá a instalação de cerca de dois mil metros de disciplinadores para garantir a segurança do público e evitar a invasão da pista, sob coordenação da Guarda Civil Municipal. O palanque oficial das autoridades será montado na Praça Otávio Mangabeira (Camacan).
A estimativa é que participem do desfile 1.706 alunos municipais, 960 estaduais e 185 militares das forças de segurança, incluindo o Tiro de Guerra 06/007. Ainda não há o número confirmado de representantes de instituições como a LBV, Maçonaria, Rotary, Agral, Assembleia de Deus e do grupo de mães que oram pelos filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário