Segundo secretaria, informações falsas apontavam 11 mil casos recentes
em adolescentes; número oficial é de 93 notificações em 2025
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) negou que exista um surto de HIV/Aids entre jovens de 14 a 19 anos no estado, após publicações em redes sociais e portais afirmarem que mais de 11 mil casos foram registrados nas últimas semanas.
Segundo a pasta, até o início de agosto de 2025, foram notificados 93 casos nessa faixa etária. Em 2024, foram 184 casos e, em 2023, 158 registros.
As postagens que circularam nos últimos dias apontavam que 11 mil adolescentes baianos haviam sido diagnosticados recentemente com HIV. A Sesab classificou a informação como “irresponsável”.
“Essa informação não corresponde à verdade. É fundamental que a população busque dados em fontes oficiais e confiáveis”, ressaltou a Secretaria em nota.
Segundo os dados oficiais, considerando todas as idades, a Bahia diagnosticou 11.187 casos de HIV/Aids entre janeiro de 2023 e agosto de 2025. Desses, 168 casos foram em pessoas de 10 a 19 anos, enquanto a maior concentração está na faixa etária de 20 a 34 anos, com 5.212 registros.
“Estamos intensificando ações de prevenção combinada, ampliação do diagnóstico e integração entre serviços para reduzir as barreiras que dificultam o acesso ao tratamento, especialmente para adolescentes e jovens”, informou a pasta.
Além do alerta contra fake news, a Sesab reforçou que segue promovendo campanhas educativas e ampliando o acesso a testes rápidos e profilaxias, com foco na redução da transmissão do vírus e no acompanhamento qualificado das pessoas vivendo com HIV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário