O governador Jerônimo Souza publicou o Decreto 23.012, que declara a utilidade pública de cinco áreas para as obras da BA-649, em Itabuna. O mesmo decreto autoriza a Secretaria de Infraestrutura da Bahia e a Procuradoria-Geral do Estado a promover os atos necessários para a desapropriação das áreas, que somam 101 mil m².
O novo trecho da BA-649 vai ligar Itabuna ao Banco da Vitória, bairro de Ilhéus, passando à direita do curso do Rio Cachoeira. Com 18 km, a nova pista terá quatro pontes de integração com a BR-415, a Rodovia Jorge Amado, do outro lado do rio, além de um viaduto. A previsão de entrega é o primeiro semestre de 2026.
Devido ao rompimento do primeiro contrato e do atraso da construção das pontes dois e três, o governo estadual cogitou a possibilidade de antecipar a liberação do tráfego na BA-649 para este ano, após a conclusão das pontes um e quatro e do viaduto. O estudo de viabilidade dessa alternativa ainda não teve resultado divulgado.
Quando a obra foi iniciada, em dezembro de 2021, o estado divulgou que o trânsito na BA-649 seria apenas no sentido Itabuna-Ilhéus. No entanto, internamente, foi aberta divergência no Governo, defendendo que a nova pista tenha tráfego nos dois sentidos, como na BR-415.
Nenhum comentário:
Postar um comentário