Quem precisou entrar ou deixar a cidade pela rodovia Itabuna-Ibicaraí se deparou com a BR-415 bloqueada por uma manifestação desde o início da manhã desta terça-feira. Formado majoritariamente por mulheres, o grupo protestou contra mudanças nas regras do Conjunto Penal de Itabuna.
Segundo os manifestantes, a administração do presídio estaria cometendo abusos, como a suspensão de visitas de forma arbitrária. Afirmam que são impedidos de entregar alimentos e roupas aos presos. Também acusam a Polícia Penal de atacar os detentos com spray de pimenta, bombas e balas de borracha, mesmo "sem nenhuma confusão".
Conforme os responsáveis pelo ato, os programas de ressocialização do presídio estariam sendo desmontados, com prejuízo à remissão de penas. Eles ainda criticaram a atuação do Grupo Especial de Operações Prisionais, que atua no Conjunto Penal de Itabuna há três semanas.
No mês passado, a Secretaria de Administração Penitenciária, a PM e o Ministério Público fizeram uma operação para reestabelecer o controle da unidade, apreendendo drogas, armas brancas e celulares. Também promoveram a transferência de quatro detentos para o Presídio de Serrinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário