As escolas das redes estadual e municipais de ensino iniciam, nesta segunda-feira (10), a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), que segue até o dia 14 de novembro. Criada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a iniciativa mede as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
Realizado em colaboração com os municípios que assinaram uma cooperação técnica com a SEC, o SABE é uma avaliação anual que amplia o olhar sobre a aprendizagem ao oferecer diagnósticos específicos da realidade baiana, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, ressaltou a importância da aplicação das provas SABE. “Nosso objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes em procedimentos de leitura e escrita, assim como na resolução de problemas envolvendo o raciocínio lógico-matemático ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, gerando evidências sobre as aprendizagens essenciais e subsidiando políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da alfabetização na rede pública baiana”.
Helaine informou, ainda, que “os resultados também contribuem para o monitoramento do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização e para o aprimoramento das práticas pedagógicas nas redes participantes”.
Aplicação
Para as turmas de 2° ano do Ensino Fundamental, a aplicação ocorre por meio de testes impressos, sendo o primeiro dia para Língua Portuguesa e o segundo dia para Matemática, aplicados nas escolas, envolvendo itens objetivos e itens de resposta construída, alinhados à matriz do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), bem como à BNCC e ao Documento Curricular Referencial da Bahia.
No mês de outubro, as provas já foram aplicadas para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Etapa VII (para as escolas estaduais situadas nas cidades-sede dos Núcleos Territoriais de Educação - NTEs).
Fonte: Ascom/ SEC

Nenhum comentário:
Postar um comentário