Você não sabe o que é comemorado no dia 1º de janeiro? Então, confira mais a seguir sobre Ano Novo, Dia da Confraternização Universal e Dia Mundial da Paz.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha que surgiu no Brasil com o objetivo de conscientizar e promover a saúde mental. Durante o mês de janeiro, diversas ações são realizadas para disseminar informações e debater sobre a importância do cuidado emocional e psicológico.
A iniciativa busca quebrar tabus e estigmas relacionados à saúde mental, encorajando as pessoas a buscarem ajuda profissional quando necessário e a adotarem práticas de autocuidado. A saúde mental deve ser tratada com a mesma atenção dada à saúde física, promovendo um ambiente de acolhimento e diálogo sobre emoções, sentimentos e bem-estar.
Janeiro Roxo
A cor roxa do mês de janeiro é para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à hanseníase. O enfrentamento à doença é um dos principais desafios de saúde pública no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas.
A contaminação da hanseníase ocorre pelo Mycobacterium leprae e, por atingir os nervos, uma das primeiras sequelas é a perda de sensibilidade da pele. Em muitos casos também há perda ou comprometimento severo dos movimentos que, em casos mais graves, pode levar à amputação.
Ano Novo
No Ano Novo comemoramos a chegada de um novo ciclo anual, celebramos na passagem do dia 31 dezembro para 1º de janeiro. É conhecido ainda como Réveillon, termo em francês que quer dizer “despertar”.
A véspera de Ano Novo (31 de dezembro) antecede o 1º de janeiro, que é feriado nacional. Neste dia, é Dia da Confraternização Universal.

Dia da Confraternização Universal
No dia 1º de janeiro de todos os anos é feriado cívico do Dia da Confraternização Universal. A data que dá as boas-vindas ao novo ano reflete sobre a união entre os povos.

Dia Mundial da Paz
Também no primeiro dia do ano, é comemorado o Dia Mundial da Paz. A data, criada em 1867 pelo então Papa Pauli VI, é celebrada pelos católicos, bem como por outras religiões.

Desse modo, o tema de cada ano da celebração é escolhida pelo papa vigente. Assim, no dia 1º de janeiro, milhares de pessoas assistem ao seu discurso, o qual é comumente conhecido como a “Mensagem do Papa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário