TESTE


FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

RÁDIO ITABUNENSE

RÁDIO ITABUNENSE
24 HORAS ONLINE COM VC

Programa Comando em Conexão

Programa Comando em Conexão
Apresentação: Marcos Soares

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/
Ouça através do site Radiosnet

Postagem em destaque

Datas Comemorativas - O que se comemora no dia 27 de janeiro?

  Está se perguntando: afinal, 27 de janeiro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto , ...

27 janeiro 2026

Lula prevê encontro com Trump em Washington no início de março

 



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que prevê um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no início de março, em Washington. A visita foi acertada em ligação realizada por Lula ao presidente americano nesta segunda-feira.



--- Eu espero marcar com o presidente Trump no começo de março. Eu vou fazer uma viagem a Washington. Porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente. E eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos --- disse Lula, em sua chegada à Cidade do Panamá.

Nesta terça-feira, Lula disse que é importante que Trump permita que a Venezuela cuide da "própria soberania" e que espera que a presidente Delcy Rodríguez consiga "dar conta do recado".

--- Eu conversei duas vezes com a presidente Delcy, mas não entrei em detalhe porque ela estava muito preocupada com os acontecimentos que eram muito recentes. Eu, proximamente, vou falar com a presidenta Delcy. Eu espero que ela consiga dar conta do recado. É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela.

Foi a primeira conversa entre os dois chefes de estado desde que os Estados Unidos capturaram o presidente do país, Nicolás Maduro. O presidente brasileiro afirmou que a situação venezuelana é muito recente, mas que a solução virá do povo venezuelano.

--- Está tudo muito recente e eu acho que nós temos que ter um pouco de paciência, porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano. Não será o Brasil, não será os Estados Unidos, será a Venezuela. E nós temos que ter paciência e ajudar com que o povo venezuelano possa cuidar do seu destino.

Segundo Lula, a conversa telefônica com Trump se insere em um contexto mais amplo de discussão sobre o multilateralismo e a "democracia no mundo inteiro". Lula conversou nesta manhã também com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o atual presidente do Chile, Gabriel Boric. Ainda está prevista esta noite uma reunião bilateral com o presidente eleito do Chile, José Kast.

--- Eu estou convencido que a gente vai voltar à normalidade logo, logo, que a gente vai fortalecer o multilateralismo e que a gente vai fazer com que as economias voltem a crescer porque isso que o povo espera de todos nós.

Lula está no Panamá a convite do presidente do país, Raul Mulino. Nesta quarta-feira, ele participa da abertura do Fórum Econômico Internacional do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe e depois terá uma reunião bilateral com Mulino.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: