FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

RÁDIO ITABUNENSE

Programa Comando em Conexão

Programa Comando em Conexão
Apresentação: Marcos Soares

Áudio Sul Web Rádio

Áudio Sul Web Rádio
Ouça através do site Radiosnet

27 novembro 2009

Secretário da Ciência Tecnologia e Inovação visitou a UESC


A criação de uma representação regional da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação - Secti, foi a principal proposta formulada pelo Secretário Eduardo Ramos, durante a reunião com professores, pesquisadores, representantes das entidades representativas dos estudantes e dos funcionários da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, na manhã desta sexta-feira(27).
Pela proposta, a UESC disponibilizaria um professor para assumir representação regional, cuja função seria aproximar as ações da Secti com a comunidade acadêmica e a população em geral, beneficiando assim, toda a Região Sul da Bahia. O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ramos, foi recebido pela Pro - reitora de Graduação, Flávia Moura Costa, no exercício de Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.
A reitora em exercício destacou as parcerias entre a UESC e a SECTI e frisou que “a Universidade, na área de pesquisa e inovação tecnologia, vem se destacando e conquistando através dos seus pesquisadores e estudantes, prêmios relevantes em todo o Brasil. As pesquisas e os projetos, todos eles, estão direcionados para a melhoria da qualidade de vida da população da sua área de abrangência”.
O encontro foi definido pelo secretario que está no cargo há pouco mais de dois meses, como a primeira de uma série de reuniões que podem ampliar as ações desenvolvidas pela SECTI na Universidade. Parcerias que resultam em transferência de conhecimento da comunidade acadêmica e cientifica para a população em geral.
O diretor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, da UESC professor Evandro Sena Freire, informou que o DCET reúne os cursos de Engenharia, Estatística, Física, Informática, Matemática, Oceanografia e Química. Atualmente é formado por um quadro docente com 137 professores, entre efetivos e visitantes, sendo 13 especialistas, 59 mestres e 65 doutores, todos envolvidos com pesquisa e extensão.
O secretário falou do momento por que passa a secretaria e o governo da Bahia, com uma política voltada para educação, saúde, geração de emprego e renda. Para ele é importante conhecer as propostas de pesquisa e extensão da UESC. “As universidades têm a responsabilidade de fazer o trabalho de educação tecnológica. A população desconhece como obter os resultados das pesquisas desenvolvidas pelas instituições de ensino e centros de referência”.
Uma nova reunião deve ser realizada na UESC, no dia 3 de março de 2010. Na oportunidade, os professores e pesquisadores poderão apresentar suas propostas e traçar ações relacionadas ao financiamento de projetos de pesquisa, tecnologia e inovação.

Nenhum comentário: