A comunidade de Ilhéus e principalmente os estudantes das redes pública e privada foram agraciados na tarde desta quinta-feira (26) com mais uma importante iniciativa que visa promover a inserção digital: a inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e o catálogo on line da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, em Ilhéus. A inauguração da nova sala e do moderno sistema de busca foram inaugurados na tarde desta quinta-feira (26) pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima e pelo governador da Bahia, Jaques Wagner.
A solenidade de inauguração do CRC também contou com as presenças dos secretários estaduais Márcio Meireles (Cultura) e Eduardo Ramos (Ciência e Tecnologia), da coordenadora dos Centros de Digitais de Cidadania (CDC), Rúbia Carvalho; presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro e a representante da Gerência do Sistema de Bibliotecas (Gesb), Maria Cristina Santos, secretários municipais, dentre outras autoridades.
O Centro de Recondicionamento de Computadores, que funcionará em uma das salas da Biblioteca, recebeu dez computadores, uma impressora e um servidor, vai permitir ao usuário um acesso mais facilitado e ágil do conteúdo do acervo local. Segundo explicou a bibliotecária – autora do projeto de informatização da Biblioteca aprovado pelo Ministério do Planejamento – e diretora da instituição, Regina Figueroa, a sala também abrigará cursos gratuitos de informática para toda a comunidade.
Graças a instalação do programa Bibilivre, disponibilizado pela Fundação Biblioteca Nacional, a biblioteca de Ilhéus pode informatizar grande parte do seu banco de dados, otimizando a pesquisa ao acervo através do catálogo on line. Para o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o projeto, além de melhorar a qualidade do serviço prestado pelo acervo, que constitui um importante suporte para os estudantes locais, aproxima ainda mais a comunidade da leitura e permite que novos serviços sejam oferecidos, a exemplo das aulas gratuitas de informática.
Durante a visita, o governador elogiou as condições do prédio, construído em 1920, e prometeu buscar recursos para uma ampla reforma. A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho possui atualmente trinta e oito mil títulos literários e recebe uma média mensal de mil e duzentas visitas. Ainda na quinta-feira (26), o governador Jaques Wagner e comitiva participaram da abertura da terceira edição da Conferência Estadual de Cultura, que acontece até o domingo (29) no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário