- Anwar al-Awlaki, líder da Al Qaeda na Península Arábica, é considerado pelos Estados Unidos como mais perigoso que Osama Bin Laden
Leiter foi questionado diretamente pelo republicano Peter King se ele “diria que (Anwar) al-Awlaki é uma ameaça tão perigosa hoje quanto é o Bin Laden”. O diretor respondeu que “atualmente considera a Al Qaeda na Península Arábica, sob a liderança de al-Awlaki, a organização que mais apresenta riscos para os Estados Unidos”.
Pelo menos no currículo e na capacidade de influenciar jovens muçulmanos a cometer atos terroristas, Anwar al-Awlaki está no mesmo patamar de Osama Bin Laden. No radar de segurança nacional americano há quase um ano – o presidente americano Barack Obama já teria inclusive autorizado o seu assassinato -, a CIA acredita que ele esteja escondido no Iêmen, para onde se mudou com a família em 2004. Ele é filho de Nasser, ministro da Agricultura do país.
Aos 39 anos, Awlaki é um clérigo radical nascido no estado do Novo México, nos EUA, e parte da nova geração de jihadistas digitais que utilizam a internet para inspirar seus seguidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário