Itabuna é o primeiro município do interior baiano a implantar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) após levantamento das condições de trabalho dos servidores municipais por órgãos e secretarias, executado por uma empresa de consultoria em Medicina e Engenharia do Trabalho. O programa é resultado das ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura ao longo do ano passado e foi apresentado ao prefeito Claudevane Leite na solenidade de posse dos novos dirigentes da CIPA na tarde de terça-feira, 5, no Gabinete. Além do PPRA, o município também regularizou a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que exerceu suas atividades. O PPP tem por objetivo primordial fornecer informações para o trabalhador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial. Ao fazer a prestação de contas, o presidente da CIPA, Evandro Bispo dos Santos, que foi empossado juntamente com 16 titulares e quatro suplentes, incluindo o vice-presidente Washington Renan Freire Silva; secretário, William Meneses Morais; e subsecretária Allana Carla Matos dos Santos, destacou que ano passado também foi resolvida a questão da emissão de laudos técnicos das condições ambientais de trabalho (LCAT). Com isso, a Prefeitura encaminhou soluções para atender pendências de centenas de servidores aptos à aposentadoria desde 2007/2008.
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