A Prefeitura de Ilhéus está fazendo uma fiscalização intensa no serviço de transporte público, que há oito anos enfrenta problemas como falhas mecânicas, atrasos e frota insuficiente, gerando insatisfação entre os usuários. Virou rotina ônibus sem força para subir ladeiras nem freio para descer, portas caindo, rodas soltando.
Diante desse cenário, o município cobrou soluções das empresas e determinou a substituição de 30 veículos, sendo 15 da São Miguel e 15 da Viametro, como parte das medidas para melhorar o serviço. Eles devem ter rastreamento por GPS, com monitoramento em tempo real, ar-condicionado e Wi-Fi grátis.
Os ônibus em condições precárias serão retirados de circulação e substituídos pelos novos. O prazo para a troca é de 90 a 120 dias, necessariamente longo porque as fábricas não mantém estoques e só cosntróem os veículos quando encomendados. Além dos ônibus, a cidade precisa reconstruir os pontos.
Tanto os feitos por uma parceria da administração de Mário Alexandre com empresas particulares, quanto os feitos pelo muinicípio, estão em péssimo estado e prejudicam os usuários. O prefeito Valderico Jr destaca que o transporte público é um dos assuntos prioritários para a gestão e reafirma seu compromisso com a melhoria.
Antes da notícia, um grupo promoveu uma manifestação cobrando o rompimento dos contratos das empresas de ônibus Viametro e São Miguel com a Prefeitura. Também exigiram mais ônibus em circulação e a retomada de linhas e horários do transporte coletivo para bairros, distritos e povoados.
Após a manifestação, o prefeito Valderico Junior se reuniu na sede da Prefeitura com representantes do movimento social. O gestor propôs que seja formada uma comissão, com representantes do povo, da Prefeitura e das empresas, para discutir possíveis melhorias para o sistema de transporte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/Z/c/IqSxkBSEyCENNVYpmTEw/onibus-ilheus.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário