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24 maio 2025

Bahia recebe mais de R$ 1,5 bilhão para modernização dos portos

 


Por Repórter - Vitor Silva
 
Durante cerimônia no Terminal de Cruzeiros do Porto de Salvador, nesta sexta-feira (23), autoridades federais e estaduais anunciaram investimentos superiores a R$ 1,5 bilhão para a modernização e ampliação dos portos públicos baianos — Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. O evento contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do secretário nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila, e do diretor-presidente da CODEBA (Companhia das Docas do Estado da Bahia), Antônio Gobbo. 
 
Em entrevista à Tribuna da Bahia, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues destacou que o estado está se preparando para se tornar um polo de atração de investimentos internacionais.
 
Segundo ele, a modernização da infraestrutura é estratégica para garantir competitividade global. 
 
“Estamos investindo em diversas frentes. Isso gera impostos para o estado, para os municípios e para o governo federal. Esses impostos retornam em novos investimentos e na geração de empregos. Queremos modernizar os três portos contemplados, garantindo infraestrutura para receber empresas globais”, afirmou Jerônimo. 
 
Ele também mencionou reuniões com grupos internacionais: “Na minha ida à China, me reunirei com empresas como BID, Goldwind e do setor farmacêutico. Precisamos correr aqui para garantir estruturas portuárias que permitam a instalação de novas indústrias e facilitem a exportação da produção.” 
 
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou à Tribuna que os investimentos fazem parte de um esforço nacional para transformar a infraestrutura portuária. “Temos uma dívida histórica com o setor. Estamos realizando o maior volume de investimentos públicos e privados, além do maior número de concessões da história. Serão mais de 60 leilões no governo Lula, com mais de R$ 30 bilhões em aportes”, disse. 
 
Ele destacou ainda a importância do setor para a economia nacional. “O setor portuário é fundamental para o agronegócio, proteína animal e exportações. Em 2024, crescemos 5% na movimentação portuária, e esperamos repetir esse resultado neste ano, impulsionados pela supersafra. Isso é geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.” 
 
Para o diretor-presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, os investimentos são frutos de um planejamento estratégico e de uma gestão focada em eficiência e sustentabilidade. “A priorização de projetos de infraestrutura física, tecnológica e de boas práticas de gestão tem atraído novos investidores, que confiam na seriedade da administração”, disse. Ele completou: “Mais do que uma iniciativa de desenvolvimento, isso reflete a boa gestão em coordenação com o Ministério dos Portos e Aeroportos e as diretrizes do governo federal. Esperamos que nossos portos se tornem mais eficientes e competitivos, tornando a logística baiana um diferencial nacional.” 
 
O Porto de Aratu-Candeias, especializado na movimentação de cargas a granel, receberá o maior volume de recursos. Com mais de R$ 900 milhões em investimentos, serão inauguradas duas novas áreas arrendadas — ATU 12 e ATU 18. 
 
A ATU 18 será dedicada ao escoamento de grãos do agronegócio, como milho e soja, principalmente da região Oeste do estado. O terminal contará com oito silos com capacidade estática de 240 mil toneladas e capacidade dinâmica de 5,6 milhões de toneladas por ano. O investimento total nesta área será de R$ 34,4 milhões. 
 
Já a ATU 12 será voltada para a movimentação de granéis sólidos minerais. A modernização da estrutura terá investimento de R$ 393,5 milhões. Ambas as áreas terão os termos de aprovação e conclusão de obras assinados durante a cerimônia. 
 
Além disso, o terminal de produtos químicos, operado pela TEQUIMAR, passará por modernização com investimento de R$ 305,6 milhões, viabilizados pela prorrogação do contrato com a Ultracargo Logística. O projeto inclui um novo píer para granéis líquidos e ampliação da capacidade de tancagem em 49 mil metros cúbicos. 
 
O Porto Organizado de Ilhéus receberá mais de R$ 170 milhões em melhorias. Entre os destaques, está a reativação do Moinho de Trigo, que ficou 17 anos ocioso. A unidade será operada pela empresa JAV Alimentos (Grupo Maratá), que assinou contrato de cessão de uso onerosa por 35 anos, com investimento de R$ 129,6 milhões. A previsão é movimentar até 120 mil toneladas de farinha de trigo por ano, com receita operacional de até R$ 229 milhões em cinco anos. 
 
Além disso, o porto receberá R$ 36 milhões para a recuperação do cais e R$ 105 milhões para obras de dragagem que permitirão profundidade de 14 metros, viabilizando a atracação de navios maiores e ampliando em 30% a capacidade de movimentação de cargas. 
 
O Porto de Salvador está sendo preparado para se tornar um dos mais modernos do país. O principal projeto é a dragagem do canal de acesso para 17 metros de profundidade, com investimento de R$ 350 milhões, permitindo a operação de navios da classe 400 metros por até 20 anos. 
 
Outros projetos em andamento incluem a instalação de dolfins de atracação, arrendamento dos armazéns de carga, scanners de segurança, além da implantação de tecnologias como 5G, eletrificação do porto, fontes de energia renovável e sistemas de cibersegurança. 
 
A estrutura também contará com o sistema VTMS, que integrará a comunicação entre os dez portos da Baía de Todos-os-Santos (dois públicos e oito privados), garantindo maior eficiência operacional e rastreabilidade das cargas em tempo real. 

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