FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

RÁDIO ITABUNENSE

RÁDIO ITABUNENSE
24 HORAS ONLINE COM VC

Programa Comando em Conexão

Programa Comando em Conexão
Apresentação: Marcos Soares

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/
Ouça através do site Radiosnet

18 setembro 2025

Senadores dos EUA querem fim de taxas ao Brasil e acusam Trump de vingança


 O Brasil ganhou um inesperado aliado contra as barreiras comerciais adotadas pelos EUA contra o país por conta do julgamento e condenação de Jair Bolsonaro: os senadores americanos.

Os parlamentares querem derrubar as tarifas criadas por Donald Trump contra o Brasil, alegando que elas estão sendo usadas apenas para sair ao resgate do ex-presidente, e não para beneficiar a economia ou o consumidor americano. Num projeto de lei apresentado nesta quinta-feira, os parlamentares querem suspender a ordem estabelecida pela Casa Branca e que prevê taxas contra produtos brasileiros. Eles ainda acusam Trump de promover "vingança" por conta do destino dado ao seu aliado brasileiro.

A iniciativa é liderada pelos senadores Tim Kaine (democrata por Virginia), Rand Paul (republicano por Kentucky), o líder da minoria no Senado Chuck Schumer (democrata por NY), a senadora Jeanne Shaheen (democrata por New Hampshire) e Ron Wyden (democrata por Oregon). Também apoiam o projeto os senadores Peter Welch (D-VT) e Angus King (I-ME).


Trump, para fazer valer as tarifas, usou leis que conferem o direito ao presidente em casa de "emergência internacional", evitando ter de passar pelo Congresso.

"As tarifas do presidente Trump sobre produtos brasileiros, que ele impôs para tentar impedir que o Brasil processe um de seus amigos, são ultrajantes", disse Kaine, membro sênior da Subcomissão de Relações Exteriores do Senado para o Hemisfério Ocidental.

A legislação, se aprovada, encerraria a declaração de emergência de 30 de julho e eliminaria as tarifas sobre as importações brasileiras. A ordem do presidente Trump citou a Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (IEEPA), e qualquer senador pode contestar o uso da IEEPA.

Segundo os parlamentares, os americanos importam mais de US$ 40 bilhões anualmente do Brasil, incluindo quase US$ 2 bilhões em café, "um produto que não pode ser cultivado na maior parte dos Estados Unidos".

"O comércio entre os EUA e o Brasil sustenta quase 130.000 empregos nos EUA, e os EUA têm um superávit comercial com o Brasil. Uma guerra comercial com o Brasil aumentaria os custos para os americanos, prejudicaria as economias americana e brasileira e aproximaria o Brasil da China", alertam.

"Precisamos impedir o presidente Trump de iniciar essas guerras comerciais incompetentes e caóticas que estão encarecendo os bens de consumo para os americanos que estão apenas tentando sobreviver", disse Kaine. "Quando esta legislação chegar ao Senado, peço aos meus colegas de ambos os lados que defendam o princípio de que nossa política econômica deve ser elaborada tendo em mente os melhores interesses dos americanos — e não mesquinhas vinganças pessoais", pediu.

Nenhum comentário: