FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

RÁDIO ITABUNENSE

RÁDIO ITABUNENSE
24 HORAS ONLINE COM VC

Programa Comando em Conexão

Programa Comando em Conexão
Apresentação: Marcos Soares

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/
Ouça através do site Radiosnet

Postagem em destaque

DATAS COMEMORATIVAS - O que se comemora no dia 6 de dezembro?

  Está se perguntando: afinal, 6 de dezembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia do Neuropsicopedagogo , Dia da Extensão Rural no Bra...

14 novembro 2025

Trump recua, e Estados Unidos reduzem tarifas em medida que pode beneficiar o Brasil

 


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que reduz as tarifas de importação de produtos como café, carne vermelha, tomate e banana, entre outros itens agrícolas.Na terça-feira, durante uma entrevista à Fox News, Trump já havia mencionado sua intenção de diminuir algumas tarifas sobre a importação de café para o país, mas não especificou quais nações seriam impactadas pela decisão.

Ele afirmou que o governo reduziria tarifas sobre o café, permitindo uma maior entrada do produto. O Brasil, um dos maiores exportadores de café para os Estados Unidos, vem sendo afetado desde agosto por uma tarifa extra de 50% sobre seus produtos agrícolas. 

Com a imposição da sobretaxa, o preço médio do café brasileiro no mercado norte-americano aumentou em torno de 40%, tornando o produto menos competitivo em relação a fornecedores como Honduras e Vietnã. Essa realidade tem levado importadores americanos a renegociar contratos e diminuir a compra de blends brasileiros, amplamente utilizados por grandes torrefadoras e redes de cafeterias.

Em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma reunião com Trump na Malásia. Em um encontro descrito como amigável, ambos destacaram representantes para dar início às negociações de um acordo comercial que vise reduzir as tarifas. Esse diálogo prossegue e, nesta semana, o ministro Mauro Vieira se reuniu em Washington com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para dar andamento às conversas.

Nenhum comentário: