FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

RÁDIO ITABUNENSE

RÁDIO ITABUNENSE
24 HORAS ONLINE COM VC

Programa Comando em Conexão

Programa Comando em Conexão
Apresentação: Marcos Soares

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/

Áudio Sul Web Rádio: https://www.audiosulwebradio.com.br/
Ouça através do site Radiosnet

Postagem em destaque

Mensagem do advogado Iruman Contreiras

27 setembro 2025

Frente fria leva chuva e rajadas de vento a Salvador e deixa Bahia em alerta


 Rayllanna Lima

Quem circulou por Salvador nesta sexta-feira (26) precisou enfrentar ruas molhadas, trânsito lento e ventos que balançaram árvores e guarda-chuvas. A capital baiana foi surpreendida pela chegada de uma frente fria, vinda da região Sudeste, que trouxe instabilidade ao tempo e marcou o início do fim de semana com chuvas moderadas e rajadas intensas.

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o sistema provocou acumulados de até 11,8 mm em bairros como Plataforma, Castelo Branco e Dom Avelar, nas últimas 24 horas. No balanço do mês, os maiores registros estão em Barro Duro (58,8 mm), Novo Brasil (79 mm) e Cajazeiras (71,4 mm). A média histórica de setembro para Salvador é de 99,3 mm, mas, até agora, a estação de Ondina, referência do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), registrou apenas 36,6 mm.

Se a chuva foi significativa, os ventos não ficaram atrás. Rajadas chegaram a 55,1 km/h em Coutos e a 51,5 km/h na Barra, conforme medições conjuntas da Codesal, Inmet e Simcosta (Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira). Outras localidades como Itapuã, Valéria e Canabrava também registraram ventos acima dos 40 km/h.

O fenômeno levou o Instituto Nacional de Meteorologia a emitir alerta amarelo de vendaval para 343 cidades da Bahia, entre elas Feira de Santana, Ilhéus e Senhor do Bonfim. O aviso indica ventos entre 40 e 60 km/h, com baixo risco de quedas de galhos, mas suficiente para demandar atenção.

Em entrevista à Tribuna, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, explicou que o cenário é resultado da frente fria que avança pelo litoral. “Ela já trouxe chuvas moderadas para a cidade nesta sexta-feira. A tendência é que ainda tenhamos pancadas de chuva na madrugada de sábado, mas a perspectiva é de melhoria no domingo”, explicou.

O gestor reforçou que não há registros de ocorrências graves até o momento, mas lembrou que o órgão segue de prontidão. “As equipes da Codesal estão trabalhando em regime de plantão 24 horas. Qualquer pessoa que identificar sinais de risco deve se afastar imediatamente e acionar o 199 para que nossa equipe vá a campo e garanta a segurança da população”, destacou.

Com a chegada da primavera, fenômenos como esse se tornam mais comuns. A estação é marcada pelo contraste entre massas de ar frio e quente, que favorece a formação de nuvens carregadas e ventos fortes. A frente fria que atinge a Bahia deve perder intensidade nos próximos dias, mas a previsão é de que episódios de instabilidade continuem a ocorrer, exigindo atenção redobrada da população.

Para este sábado (27), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com 90% de chance de chuva ao longo do dia. Já no domingo (28), o tempo deve apresentar melhora, ainda com nuvens, mas com menor probabilidade de precipitação. As temperaturas devem variar entre 20 °C 

Nenhum comentário: